quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Quando as palavras não curam mais


Com grande respeito ao blog: palavras curam, do meu amigo (ao qual eu admiro), mas hoje vou falar sobre quando as palavras não curam mais.

Minha mãe sempre me disse: É melhor prevenir do que remediar, portanto é melhor ouvir do que falar! Mas não seguindo mto bem os conselhos dela, sempre fui "imprudente", pois sempre gostei de expor meus pensamentos. Mas ao passar dos anos, quando a maturidade bate a porta, passamos a dar valor nas palavras, e começamos a camuflar nossas falas para sermos ao menos agradaveis aos que nos ouvem. Pois palavras teem poder de curar, tanto quanto de matar.

Outro dia conversando com uma amiga e ouvindo suas queixas sobre a vida, quis tentar ajuda-lá. Dando alguns conselhos a ela, falando sobre Deus e sua misericódia. Mas ao percorrer da conversa pude notar um certo enfado da parte dela, em seu olhar e expressões pude notar o quanto ela ja estava cheia de toda essa conversa de motivação e Deus. Foi aí que eu pude ver que palavras para ela já não faziam mais efeito algum. Então parei para lembrar de pessoas que conheço que há algum tempo atrás estavam tão motivadas, estavam tao dispostas a investir no reino dos céus, mas que hoje perderam a motivação, o desejo, o "tesão" pelo reino celestial. E eu me perguntava; o que leva alguem a mudar tanto o sentidos em tão pouco tempo?

A mulher que de tanto ouvir que já nao é mais "atraente", perde auto-estima e já não quer nem mais se arrumar.
O filho que de tanto ouvir que é um imprestável, perde a vontade de estudar, de conversar com os pais, de ser alguém.
O funcionário que de tanto ouvir que é um incompetente, perde a satisfação de trabalhar e já não produz mais como antes.
E como estes, existem muitos outros exemplos e tenho certeza que vc conhece algum desses de perto.
E é aí que eu posso perceber que as palavras já não curam mais pq palavras já mataram os sentimentos.
E quantas palavras não jogamos ao vento? E quantas palavras nao dizemos só por dizer?
Quantas vezes vc ouve falar o nome de Deus durante o seu dia? Deus é tudo, tudo é Deus, que vc chega a perder o verdadeiro sentido de quem de fato Ele é.

Tantas e quantas pessoas que conheço e que hoje se forem em qualquer igreja que possa existir, ja não seriam mais tocadas por uma sequer palavra que for falada ali, e pq? Pq estão acostumdas a ouvir sempre o mesmo; o mesmo evangelho "milagroso" mas que em suas vidas nunca curou nada. O mesmo Deus bondoso, mas que em suas vidas parece nunca ter mostrado bondade. O mesmo amor impactante, mas que em suas vidas nunca trouxeram impacto. Mas não pq não existam milagres, não pq não exista bondade em Deus, não exista amor, mas pq são palavras de pessoas que não vivem o que falam, portanto não transmitem vida no que falam, e naturalmente os que ouvem não recebem nada.

Palavras por palavras não levantam defunto algum!
Palavras por palavras não fazem milagres!
Não basta apenas falar, mas tambem temos que ser!
Esse era o segredo de Jesus e seus discipulos quando ainda estavam na terra, pois o fato de eles viverem o que pregavam, não precisavam gastar muitas palavras, pois muitas vezes nem de palavras precisavam, ja que a vida deles era a própria palavra de Deus!

Quando as palavras ja não curam mais, o melhor remédio é a oração pois ela é uma flecha certeira que vai direto pro coração, pois quem atira a flecha é Deus e não nós. E seu olhar e cuidado por nós falam mais do que mil palavras!

2 comentários:

  1. Belo texto prima.
    É bom ver que o evangelho está encontrando terreno em seu coração e que ele progride em você.
    Palavras podem perder o sentido, mas, não se esqueça que o caso da parábola do semeador...
    Sim há muitos solos secos, rochosos, com ervas daninhas, cheios de aves que roubam sementes e tantos outros.
    Contudo, há fases na vida que agente não quer mais ouvir, pelo não mais da boca de homens, agente quer algo mais. Como aquele oficial romano que pediu a Jesus: " uma só palavra".
    a boa notícia é que a graça existe e trabalha em nosso favor, apesar de nós muitas vezes trabalharmos em nosso desfavor.
    Há também as palavras que se falam no silêncio, mas que são como orquestrar no coração, gerando em nós: cura, mudança, libertação, perdão , amor e uma série de outras maravilhas vindas de DEUS.
    Finalmente, concordo, quando as palavras perdem a força cabe a oração.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu texto, obrigado por citar meu blog, palavras curam. Palavras não apenas curam, o oposto também é verdadeiro. PALAVRAS são simplesmente PODEROSAS.

    Fique com um grande abraço !

    ResponderExcluir